quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Preconceitos


devíamos escolher um mote ou princípios orientadores de vida?
ou 
ficaríamos limitados? 

possivelmente ao optar por diversos princípios tais como:
nunca desistir
ser grato
ajudar outros
integridade
verdadeiro
honesto
...
que lema então poderia acolher os princípios de vida?

viver sem preconceitos

Tempo

o tempo foge-nos
de repente já não o avistamos
não cuidamos dele
deixamos que nos domine

As Gaivotas e as Pedras

Estavam, a certa altura, um conjunto de pedras descansadinhas no seu lugar, sentadas à beira-mar. Subitamente, eis que surgem quatro emproadas gaivotas que confortavelmente sobre elas poisam. Com suas patinhas malandras, as gaivotas começaram a irritar as majestosas pedras.

Numa esforço vão, tentaram ainda as pedras sacudir as insolentes gaivotas. Contudo, sem sucesso, apenas lhes restavam esperar que, por algum tipo de milagre, o mar as sacudisse com o movimento brusco de uma qualquer onda mais enérgica.


Medusa

Naveguei pelos mares. Por vezes faltaram-me as forças. Tive momentos de febre. Vivi como um rato de porão. Já tinha saudades da minha vida de luxo.

Podia agora estar sentado numa poltrona, no lobby do meu hotel, a ver os hóspedes entrar e sair. Apreciar a imagem de Medusa, imponente, pintada a óleo, sob um realístico leque de cores.

Mas não! Encenei a minha fuga em prol de um mito. Se a encontrar, não retornarei, nunca, jamais!


Carrossel mágico

“Só se fosse louco”, explicou o rapaz ao dono do carrossel. “Acha mesmo que vou entrar nesse brinquedo em andamento?”, disse o petiz.

Mas o homem insistia, “Vá lá! É divertido!”

O rapaz bem se lembrava que no ano passado tinha partido a cabeça ao tentar semelhante proeza.

Mas quem achava que entrar num carrossel em funcionamento, era seguro e divertido?

Este ano já se tinha decidido: segurança em primeiro! Entrar no carrossel, só se estiver parado.

Ampulheta de areia

A minha avó adorava costurar. Tinha montes de carrinhos de linhas da sua máquina cor de azul céu. O que mais gostava era ficar sentado no sofá a vê-la costurar.

O quarto tinha uma pequena janela por onde corria uma suave brisa, com aroma a limão, que vinha das folhagens daquela lúcia-lima plantada mesmo em frente.

Permanecem até hoje estas minhas memórias como que petrificadas em sal, onde a ampulheta de areia deixou de marcar o tempo.

Escrever

Não seria mais um, seria o primeiro a fazer a diferença. O seu contributo era simplesmente diferente. Tudo fazia para dar um contributo que se traduzisse em mais-valia para o trabalho da equipa.

O desafio consistia precisamente nisto: “porquê escrever?”

Todos defendiam que bastava conversar e que assim seria suficiente para, no futuro, nos lembrarmos dos objetivos a atingir.

Para ele, ao escrever seria muito mais fácil acompanhar o papel de cada um nas tarefas a realizar.

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Grato!

 E de repente

Tudo parece estar a desmoronar
A virtude esvai-se em nada
A esperança converte-se em
Incertezas cada vez mais certas.

O cansaço dos dias passados
Materializa-se no esquecimento
Dos dias presentes
Resta fazer o que há a fazer,
O mínimo que nos permitem.
Talvez o mínimo seja mesmo
O que é possível.

Gostaria que fosse diferente
Que as memórias não fugissem
Que as forças não faltassem
Que as palavras não perecessem.
E acima de tudo que o brilho da vida
Não se apagasse.

Apesar de tudo.  Grato!

Palmeira

 Que linda palmeira, conjeturou o meu amigo. Apesar da sua imponência, o vento do norte não lhe dava descanso.

Olhei pelo buraco da fechadura. A imagem que observei é incrível. A forma, as cores, o balancear das folhagens mais parece que conversam entre si.

Conversas do vento, de cá e de lá a sussurrar mensagens que nunca ninguém ouviu. O cinto soltou-se-me e fiquei ainda mais espantado com o que vi.

A palmeira dançava com o vento!

O Espólio


Recebo inexplicavelmente uma carta. Vinha de “Artefactos e Esculturas”. Dizia: “Ao titular beneficiário do espólio, Mr. A.K.S.” as iniciais do meu nome. A videoconferência seria às 10h do dia seguinte, conforme exposto na convocatória. Seria da minha tia-avó? Para ser franco, não fazia a mínima ideia do seu paradeiro. Mas estava curioso, confesso! Não queria influenciar nem ter qualquer interferência no que quer que seja. Sempre tive com ela um comportamento perfunctório. Passei com ela muitos verões!